Nova certificação para Edifícios Verdes tem como foco as paisagens

Uma nova certificação que promove a construção e a melhoria da área verde ao redor das edificações e cidades está surgindo.

Denominada de “SITES”, as diretrizes desta certificação visam restaurar e melhorar a nossa infraestrutura “verde” urbana, envolvendo questões como a capacidade do solo e da vegetação em gerir as águas pluviais, promovendo a melhoria da limpeza e do fornecimento da nossa água e ar, economia de energia além da reciclagem de resíduos orgânicos, criando cidades com melhores condições de habitação.

150 projetos estão participando de um piloto há cerca de 2 anos, sendo que a certificação será aberta ao público interessado no ano que vem. A certificação se aplica a paisagens com e sem edifícios e utiliza um sistema de classificação similar ao LEED, dando pontos para projeto sustentável, construção e manutenção de paisagens.

Terras agrícolas e zonas úmidas, preservação de águas pluviais, a conservação da água, qualidade do ar, a proteção do clima, solo, vegetação, habitat e comunidade são todos dirigidos pelo “SITES” usando um compilador de plataformas de ecossistemas.

O “SITES” incentiva, por exemplo, o estabelecimento de zonas de proteção da vegetação e do solo para limitar o impacto da construção, a criação de um plano de manejo do solo para restaurar ou proteger o solo, a restauração de matéria orgânica em locais de construção e o planejamento para operações de longo prazo, que incluem reciclagem e reutilização de orgânicos.

A certificação é uma parceria entre a Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas, o Lady Bird Johnson Wildflower Center da Universidade do Texas em Austin e o Jardim Botânico dos Estados Unidos. O sistema de classificação está sendo desenvolvido por um grupo formado por especialistas em sustentabilidade, cientistas e profissionais de projeto.

Maiores informações sobre o “SITES” podem ser obtidas no site da organização, no endereço – http://www.sustainablesites.org/

Sobre engenheironline

Acredito no aprendizado continuo, na discussão e troca de informações como um meio eficaz para realizá-lo !
Esse post foi publicado em Arquitetura, Edifícios Verdes, Green Building, Sustentabilidade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Nova certificação para Edifícios Verdes tem como foco as paisagens

  1. A ecoconstrução sera o futuro para a engenharia urbana.

Deixe um comentário