Construções NZEB – Net Zero Energy Buildings

A nova geração de prédios verdes está chegando

Tecnologias estão sendo desenvolvidas e direcionadas para obtenção da Construção NZEB (Net Zero Energy Buildings), ou seja, construções que produzem energia equivalente ao seu consumo além de reduzir a zero as emissões de gases de efeito estufa.

NZEB é um fator chave para redução do uso de energia e emissão de gases de efeito estufa durante a vida útil do edifício.
A visão NZEB, na indústria da construção, está se tornando atraente tanto para edifícios comerciais quanto para residenciais, que hoje podem alcançar níveis de utilização de 40% de energia e 70% de eletricidade baseada no uso destas tecnologias.

A meta de energia zero só será possível com a queda dos custos das tecnologias de energias alternativas e com o aumento dos custos dos combustíveis fósseis tradicionais.

Políticas e diretrizes de governos em todo o mundo estão facilitando a onda NZEB. A União Europeia emitiu uma diretriz de construção, de que todos os edifícios residenciais e comerciais devem ser NZEB à partir de 2018. Políticas similares ocorrem nos EUA, como no estado da Califórnia, onde edifícios residenciais devem implementar estas tecnologias até 2020 e edifícios comerciais até 2030.

Estratégias NZEB

Geração no local e uso de materiais sustentáveis são a chave para realizar NZEB em edifícios verdes. Minimizar o consumo de energia por meio de projetos de construções eficientes deve ser a mais alta prioridade para todos os “Projetos NZEB”.

Espaços limpos, multifuncionais e bem dimensionados, juntamente com uma construção eficiente se tornará a base sólida para seu projeto net zero. Com o auxílio de ferramentas avançadas de análise de energia, efeitos da insolação, cálculo da carga e o dimensionamento de HVAC (aquecimento , ventilação e ar condicionado), bem como a avaliação econômica, as equipes de projeto podem otimizar a eficiência da energia e a escolha das tecnologias mais adequadas.

O próximo passo para a Eficiência Energética é a obtenção de fontes de energia no próprio local ou próximas ao empreendimento. As alternativas mais utilizadas são a Energia Fotovoltaica (PV),  Solar e Eólica.

Conclusão

A medida que as técnicas, em uso para Construções NZEB, se tornarem economicamente viáveis, as possibilidades de utilização em larga escala tendem a abranger comunidades e até mesmo cidades. É uma questão de tempo !

Anúncios

Sobre engenheironline

Acredito no aprendizado continuo, na discussão e troca de informações como um meio eficaz para realizá-lo !
Esse post foi publicado em Edifícios Verdes, Engenharia, Green Building e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s