Trabalhos


Aviso

A consulta a estes documentos fica condicionada a aceitação das condições de uso a seguir.
Estes trabalhos são somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados dos documentos bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes dos documentos é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.

29/05/2012

19) Uma contribuição para o desenvolvimento de assentamentos humanos mais sustentáveis : identificação de padrões urbanos relacionados aos princípios de sustentabilidade

  • Autora

Juliana Moehlecke

Dissertação de Mestrado

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Engenharia

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

  • Resumo

O termo sustentabilidade compreende uma abordagem vinculada à manutenção das condições favoráveis à sobrevivência humana no Planeta. Mesmo diante da repercussão do tema em todos os cenários, muitas questões ainda precisam ser melhor exploradas e discutidas, sobretudo no campo de assentamentos humanos. Embora documentos institucionais orientem para o desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis, tem-se observado que as intervenções no ambiente físico destes, pouco têm incorporado das recomendações, seja pelo grau de abrangência e generalidade, seja pela carência de estudos sobre os padrões urbanos, do ambiente físico, que poderiam contribuir para o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, a obra “Uma Linguagem de Padrões”, de Alexander e colaboradores, mostrou-se como uma relevante oportunidade de estudos, na medida em que os patterns identificados pelos autores apresentam-se como estratégias potencialmente capazes de contribuir para a sustentabilidade, embora a obra à época não esboçasse formulação teórica nesse sentido. Frente a isso, o objetivo principal desta pesquisa foi identificar padrões urbanos, na obra de Alexander, relacionados aos princípios de sustentabilidade, utilizando-se o método de pesquisa bibliográfica. A pesquisa dividiu-se em três etapas. Primeiramente, foram revisados os assuntos que compõem o tema de pesquisa: assentamentos humanos mais sustentáveis. Esta revisão permitiu, não só oferecer uma contextualização dos temas envolvidos, mas também delimitar a abordagem da pesquisa e definir os critérios utilizados para identificação dos padrões: as dimensões da sustentabilidade, as escalas urbanas e os princípios de sustentabilidade. Com o respaldo destas definições, passou-se à segunda etapa, onde foram estabelecidas as relações entre princípios da sustentabilidade e padrões urbanos, através da análise comparativa de afinidade entre eles. Por fim, a última etapa apresentou os resultados destas conexões teóricas bem como análises. Ao final desse processo, foi possível contribuir para a incipiente abordagem da sustentabilidade, apresentando um conjunto de 108 padrões urbanos distribuídos dentro dos nove princípios de sustentabilidade aplicados a assentamentos humanos, atuantes nas três escalas urbanas: escala do lugar, do bairro e do assentamento. Esse conjunto de padrões, ao estabelecerem vínculo com as questões da sustentabilidade, passa a oferecer estratégias de intervenções, como subsídios passíveis de aplicação em diferentes níveis do ambiente físico, propiciando que os assentamentos humanos se desenvolvam de maneira mais sustentável.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/belvF

13/12/2011

18) Metodologia para desenvolvimento de Projeto de Fachadas Leves

  • Autora

Luciana Alves de Oliveira

Tese de Doutorado

USP – Escola Politécnica

Área de Concentração – Engenharia de Construção Civil e Urbana

  • Resumo

A vedação de fachada, incluindo esquadrias e revestimento, um dos mais relevantes subsistemas do edifício, é responsável pelas condições de habitabilidade e estética, contribui para a valorização do empreendimento e tem um papel importante com relação à sustentabilidade. Além disso, os custos de execução e de manutenção da fachada são expressivos com relação aos dos outros subsistemas. Pela sua importância técnica e econômica, as tecnologias construtivas responsáveis pela execução das fachadas, frequentemente, passam por evoluções, como o surgimento das tecnologias de fachadas leves, as quais podem ser empregadas em vários segmentos da construção. Dois desses segmentos são o da construção de edifícios comerciais e o de reabilitação ou renovação de edifícios. Entretanto, essas tecnologias ainda são carentes de desenvolvimentos tecnológicos nacionais mais específicos e projetos melhor elaborados, nos quais se considerem questões do processo de projeto e de execução, bem como do desempenho da fachada em uso, como segurança, eficiência energética, isolamento acústico, estanqueidade à água, durabilidade e manutenabilidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para o desenvolvimento do processo de projeto de vedações de fachada, particularizados para as tecnologias de fachadas leves, para edifícios comerciais de múltiplos pavimentos, considerando tanto a possibilidade da construção quanto da renovação, discutindo-se aspectos de gestão e tecnologia. A proposição da metodologia foi baseada em estudos bibliográficos e em comparações entre exemplos reais do processo da produção de empreendimentos de construção e renovação no Brasil e na França. Dessa forma, o desenvolvimento e conclusão deste trabalho foram divididos em quatro grupos: estudos no Brasil; estudos na França; análise comparativa dos resultados desses estudos; e elaboração da metodologia e sua discussão. A metodologia proposta considera de forma sistêmica alguns aspectos do processo de projeto, particularizados para as tecnologias de fachadas leves, contemplando aspectos de gestão e de tecnologia, incorporando contribuições de um grupo de profissionais.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/7Y9v2

06/07/2011

17) Aplicação de Conceitos BIM à Instrumentação de Estruturas

  • Autor

Bruno Filipe Vieira Ferreira

Dissertação de Mestrado – Especialização em Construções

Mestrado Integrado em Engenharia Civil – 2010/2011

Departamento de Engenharia Civil

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

  • Resumo

A instrumentação e monitorização estrutural têm vindo a ganhar uma crescente importância na área da construção civil. No entanto, a informação dela resultante nem sempre é devidamente organizada, armazenada e utilizada. Pretende-se por isso integrar os dados recolhidos em sistemas de gestão de informação como os BIM (Building Information Model). Os BIM assentam na ideia de integrar toda a informação relacionada com um edifício ou projecto num único modelo digital. Essa informação pode ser prévia ou ser associada durante a construção do edifício ou durante a sua vida útil. Estas ferramentas têm-se desenvolvido rapidamente, aumentando a possibilidade de gestão de informação na indústria da construção.

O objectivo deste estudo passa por manipular a informação decorrente da instrumentação e monitorização estrutural e integrá-la num modelo padrão de construção, com a utilização de uma linguagem comum que serve de  standard (padrão) para a indústria da construção, conhecido como IFC (Industry Foundation Classes). Neste trabalho, é feita uma avaliação da aplicabilidade do standard IFC, como formato para troca de informação entre os sensores e as aplicações BIM. Propõe-se também a extensão do modelo IFC existente para passar a incluir sensores cinemáticos, uma vez que este só engloba sensores ambientais, actualmente.

Com base no modelo exposto e recorrendo a programas BIM, realizou-se um caso de estudo real relativo ao edifício da Nave do INEGI, no campus da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), utilizando dados provenientes de medições reais. Realizou-se um modelo tridimensional do edifício, verificou-se a interoperabilidade entre várias ferramentas BIM compatíveis e criaram-se propriedades dentro do modelo IFC capazes de transportar as informações registadas pelos sensores.

Aborda-se assim, o tema da monitorização e instrumentação de estruturas enquadrados nos BIM a uma escala mais próxima da real, onde as adversidades e os problemas levantados diferem substancialmente dos apresentados teoricamente. Os  resultados sugerem que a gestão de informação por parte dos BIM relativamente aos dados obtidos pelos sensores é viável.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/5y4K9

06/05/2011

16) Análise de segunda ordem global em edifícios com estrutura de concreto armado

  • Autor

Winston Junior Zumaeta Moncayo

Dissertação de Mestrado

Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Área de Concentração – Estruturas de Concreto e Alvenaria

  • Resumo

A análise de segunda ordem global de edifícios é indispensável nos dias atuais, em que as estruturas são cada vez mais esbeltas. No mercado, há diversos sistemas computacionais que realizam essa análise, e alguns dos novos engenheiros estruturais podem não saber os conceitos em que ela se baseia. Portanto, este trabalho pretende: avaliar os efeitos de segunda ordem em edifícios por meio dos coeficientes ‘gama’z e FAVt, este desenvolvido pela TQS, e por meio do processo P-Delta; mostrar como este processo P-Delta funciona e como o sistema computacional CAD/TQS o considera; e analisar também os esforços de segunda ordem calculados a partir dos de primeira ordem multiplicados por O,95 ‘gama’z. Em relação à avaliação da estabilidade global, serão comparados os resultados obtidos com os parâmetros ‘alfa’, ‘gama’z, FAVt e RM2M1, este último gerado a partir do processo P-Delta. Pretende-se, assim, fornecer subsídios para que os novos engenheiros tenham condições de atuar com base conceitual bem fundamentada, tanto na escolha do método quanto na análise dos resultados.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/4P0dm

17/04/2011

15) Arquitetura em aço e o processo de projeto

  • Autora

Karen Tostes Borsato

Dissertação de Mestrado

Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Área de Concentração – Arquitetura e Construção

  • Resumo

As soluções adotadas durante a concepção arquitetônica têm amplas repercussões em todo o processo de projeto e a falta de conhecimento dos princípios determinantes na concepção da estrutura metálica pelo arquiteto é um dos fatores que influencia a pouca utilização deste material. O domínio sobre as especificidades da produção arquitetônica em aço é imprescindível para o correto processo de projeto e garante subsídios para projetistas, que deveriam ser iniciados na formação do arquiteto. Para tanto, o objetivo dessa dissertação é entender como ocorre a integração da arquitetura no processo de projeto e evidenciar quais são os requisitos e peculiaridades da arquitetura em aço. A pesquisa aborda a integração da arquitetura e a concepção do projeto a partir de uma revisão bibliográfica com temas correlatos e um estudo de campo que contribuiu para viabilizar o projeto em aço. A partir dessa revisão, analisou-se arquitetos selecionados de acordo com o envolvimento na produção em aço de modo a demonstrar a metodologia de projeto de cada profissional, possibilitando a posterior análise e comparação de similaridades e divergências. A partir da metodologia dos casos estudados, este trabalho colaborou com o aprimoramento de idéias e descobertas por parte dos profissionais de arquitetura das características e propriedades do aço, permitindo um entendimento da condução do processo de projeto em torno das diretrizes e premissas que garantem a integração das estruturas metálicas na concepção do projeto arquitetônico. Nesse contexto, o produto desta pesquisa envolveu o aumento das inter-relações entre arquitetos e processos de projeto que incluem com sucesso o uso da estrutura metálica.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/4C7Ip

12/04/2011

14) Comportamento estrutural de pontes estaiadas: comparação de alternativas

  • Autora

Paola Torneri

Dissertação de Mestrado

Escola Politécnica da USP

Engenharia de Estruturas

  • Resumo

Nos últimos anos, a utilização de pontes estaiadas tem evoluído rapidamente e novos conceitos estruturais têm surgido, como por exemplo: o desenvolvimento de seções flexíveis e esbeltas, o aumento do comprimento dos vãos e a aplicação de pontes estaiadas em múltiplos vãos. Torna-se necessário portanto uma compreensão profunda do comportamento estrutural desse sistema. No processo de projeto as decisões mais importantes são geralmente feitas nas fases iniciais quando a síntese predomina sobre a análise numérica, tornando fundamental o entendimento do comportamento físico da estrutura na fase de pré-dimensionamento. Na concepção de uma ponte estaiada inúmeras alternativas estruturais são possíveis, por exemplo: pode-se utilizar um ou dois planos de cabos em diferentes arranjos, mastros e tabuleiros com seções transversais diversas e diferentes tipos de vinculação externa. Para um dado problema, mais de uma solução pode ser viável, no entanto algumas delas propiciarão a maior eficiência, sob o ponto de vista de consumo de materiais, facilidades construtivas, prazo de execução e comportamento físico da estrutura. Neste trabalho foram analisadas diferentes concepções estruturais com o objetivo de fornecer subsídios para as decisões tomadas no início do projeto estrutural de uma ponte estaiada. Para tanto, a partir do entendimento preliminar do comportamento físico de diferentes sistemas, foram definidas alternativas estruturais para análise estática através de modelos de elementos finitos tridimensionais. A análise e a comparação dos resultados permitiram um aprofundamento daquele entendimento. Além disso, alguns aspectos relevantes no projeto de pontes estaiadas foram estudados, tais como: o pré-dimensionamento dos estais, a definição da força de protensão inicial dos mesmos, o estudo do problema de fadiga nos cabos e a elaboração de modelos simplificados para análise preliminar do comportamento do tabuleiro e da torre.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/4y99M

10/04/2011

13) Avaliação do impacto da implementação de ferramentas do Lean Manufacturing e técnicas de gestão de estoque nos principais processos envolvidos numa linha de usinagem

  • Autor

César Rocha

Mestrado Profissionalizante em Engenharia Civil, área de                       Infraestrutura e Gerência Viária, com ênfase em Transportes.

Departamento de Engenharia Civil

  • Resumo

O Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta se constitui em reduzir o tempo entre a solicitação do cliente e o início da manufatura deste pedido, utiliza-se principalmente a eliminação dos desperdícios sem agregar gastos no processo produtivo. Esta dissertação  explica através dos conceitos e das utilizações de algumas ferramentas do Lean e técnicas de gerenciamento de estoque, a avaliação dos impactos após a implementação da  Manufatura Enxuta  em um processo produtivo de usinagem, na indústria automobilística. Torna-se  óbvio após a leitura deste trabalho que para uma implementação bem sucedida é necessário o envolvimento de toda direção da empresa. As campanhas de caça aos desperdícios são primordiais para motivar todos os funcionários, principalmente os envolvidos no processo. Este trabalho evidencia os resultados positivos para os funcionários, pelos conhecimentos adquiridos das novas ferramentas de trabalho e principalmente para a empresa, por ver o seu pessoal crescer profissionalmente e por ótimos resultados obtidos financeiramente devido as  surpreendentes reduções de gastos e melhoramentos da qualidade (imprescindível  para sobrevivência atualmente). Este aumento de produtividade já se vê nos primeiros passos em direção às fases do Lean na Fiat Powertrain Technologies, empresa automobilística tradicional e que tem apoio total de seus funcionários em todos os desafios como o WCM (Manufatura de Classe Mundial), que conceitualmente engloba a Manufatura Enxuta.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/4x9Fc

02/04/2011

12) A Sustentabilidade Ambiental na Construção Civil frente à necessidade de um trabalho tecnologicamente inovado

  • Autores

Wagner Costa Botelho (UNIP) – wagner.botelho@cnec.com.br

Oduvaldo Vendrametto (UNIP) – oduvaldov@uol.com.br

Renata Maciel Botelho (BSILIDES) – renatabotelho@hotmail.com

VI Congresso Nacional de Excelência em Gestão

  • Resumo

Embora com atraso, inicia-se os processos de Inovações Tecnológicas na Indústria da Construção Civil. Novos equipamentos, materiais, sistemas de gestão e manutenção, perfil de mão de obra, estão rompendo metodologias e modelos tradicionais  até agora utilizados. Tratando-se de setor em que utiliza mão de obra em grande escala e de baixa qualificação, um paradoxo começa a ser observado na construção civil: os empregos exigem um perfil de trabalhador pouco disponível no mercado e os trabalhadores desempregados não estão qualificados a participarem dos novos processos inovados tecnologicamente, processos estes que certamente geram resíduos, que por vezes não tem destinação correta. Providências devem ser tomadas, as mudanças que estão acontecendo comprometem o setor, trazendo para as empresas a oportunidade concreta de se envolverem com ações sustentáveis. A pesquisa que orientou este trabalho revelou para o setor da Construção Civil, o uso de mão de obra má qualificada, sem educação técnica especializada, tem conduzido a não qualificação para atividades em que a Inovação Tecnológica da Construção Civil se faz presente. Uma proposta de implementação no curso de Formação de Técnicos de Nível Médio em Eletrotécnica, de disciplinas que contemplem tal evolução tecnologia voltada para um mundo sustentável e ambientalmente correto, é o propósito deste trabalho.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/4rNFa

23/03/2011

11) Estrutura de um projeto para produção de alvenarias de vedação com enfoque na construtibilidade e aumento de eficiência na produção.

  • Autora

Ana Cristina Catai Chalita

Escola Politécnica

Dissertação de Mestrado na área de conhecimento de Engenharia de Construção Civil e Urbana

  • Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar a estrutura de um projeto para produção de alvenarias de vedação com enfoque na construtibilidade e aumento da eficiência na produção e ainda ilustrar a estrutura proposta por meio de exemplos reais de implantação de projetos para produção de alvenarias de vedação. Inicialmente discorre-se sobre as características da indústria da construção civil e as ações que têm sido tomadas rumo à sua industrialização. São apresentados os conceitos de processos construtivos tradicionais, processos construtivos racionalizados, processos construtivos industrializados, inovações incrementais, processos de produção, sistemas de produção e construtibilidade. Aborda-se ainda a inserção dos projetos para produção no ciclo de vida do empreendimento e sua importância como integrador do sistema de produção. Adicionalmente é apresentado o escopo desejável para o projeto para produção, destacando-se sua potencialidade como ferramenta indutora da vantagem competitiva das construtoras e é elaborada uma nova definição para projeto para produção. A partir da análise crítica dos projetos para produção de alvenarias de vedação disponíveis no mercado, complementada pela experiência desta autora e pela revisão bibliográfica realizada, são identificadas oportunidades de melhoria e é feita a proposta de uma estrutura de um projeto para produção de alvenarias de vedação com enfoque na construtibilidade e aumento da eficiência na produção. Conclui-se com a análise do atendimento aos objetivos propostos, a influência e as dificuldades previstas na implantação de projetos para produção de alvenarias de vedação em empresas construtoras.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/4l5N2

12/03/2011

10) Recomendações para o projeto de cálices de fundação

  • Autor

Gabriela Mazureki Campos

Escola de Engenharia de São Carlos

Dissertação de Mestrado na área de conhecimento de Estruturas

  • Resumo

Essa pesquisa apresenta um estudo a respeito de cálices de fundação com colarinho. O trabalho foi elaborado a partir de uma análise crítica e síntese de resultados de estudos experimentais e numéricos desenvolvidos na Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (EESC-USP) sobre a ligação pilar-fundação por meio de cálice para estruturas de concreto pré-moldado. Esses estudos englobam uma tese de doutorado e três dissertações de mestrado, em que foram abordadas diversas situações de projeto dessa ligação. A partir dos resultados dessas pesquisas são elaboradas recomendações para o projeto do cálice com interface lisa e rugosa e da base do pilar pré-moldado. Incluem-se ainda avaliação da situação de montagem e disposições construtivas gerais a respeito da ligação por meio de cálice. Mediante aplicações, são avaliadas as recomendações de projeto e simulados casos reais de emprego da ligação pilar-fundação por meio de cálice. Com base nesse estudo, as principais conclusões incorporadas às recomendações foram em relação:

a) a posição de aplicação da resultante de pressão superior na parede frontal;

b) ao comportamento das paredes transversais;

c) a força normal com pequena excentricidade;

d) a determinação da espessura mínima da parede do colarinho e;

e) adaptação do modelo de comportamento da base do pilar pré-moldado com o modelo do cálice.

Ao final, são elaborados exemplos de dimensionamento da ligação cálice de fundação com interface lisa e rugosa e da base do pilar pré-moldado, além de um roteiro simplificado com recomendações de projeto desses elementos.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/4d43w

03/02/2011

9) Estruturas: a resistência pela forma, à luz da produção contemporânea.

  • Autor

Renato Carrieri Junior

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – USP

Tese de Doutorado na área de concentração de Tecnologia da Arquitetura

  • Resumo

Esta Tese divide-se em 4 capítulos. Seu conteúdo refere-se à investigação preliminar das questões relacionadas à resistência da estrutura pela forma, à luz da produção contemporânea. Inicialmente pretende conceituar o fenômeno estrutural, e classificar de acordo com critérios particulares os diferentes sistemas estruturais presentes nos edifícios de qualquer natureza. O segundo capítulo que analisa a evolução da técnica, processo lento e delicado, visa estabelecer de forma sucinta uma relação daquilo que foi construído no passado com a realidade contemporânea, sob a ótica da Arquitetura, da Engenharia, da Arte, da História e da Economia. O terceiro capítulo analisa estruturas arquitetônicas sem flexão, as cascas delgadas e as estruturas estaiadas A relação destas com a sua geometria favorece de modo natural uma maior resistência, sem deixar de lado os propósitos estéticos indispensáveis a toda e qualquer obra de arte. Por fim, são discutidos os princípios que determinam a conveniência da resistência pela forma. As imagens das obras ilustram os conceitos ainda válidos, apesar das mudanças ocorridas. Os anexos referem-se ao glossário de termos, à listagem das figuras e à bibliografia.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/3PXW8

13/01/2011

8) Habitação coletiva contemporânea:inovações metodológicas e tecnologia da informação no processo de projeto.

  • Autora

Leticia Teixeira Mendes

Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas

Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil, na área de concentração de Arquitetura e Construção.

  • Resumo

Nos anos 1990, com o enfraquecimento da crise dicotômica entre Modernidade e Pós-modernidade,torna-se crescente a participação de outros campos do conhecimento na produção teórica e prática da arquitetura e do urbanismo. Essas mudanças repercutiram na arquitetura não apenas em seu resultado formal, mas em todo o processo de projeto e produção arquitetônica,influenciando, dessa forma, o surgimento de novas possibilidades teóricas e metodológicas noscampos correlatos à produção do espaço habitado pelo homem. Uma vez que a discussão acerca do panorama que se estabelece frente às novas abordagens na disciplina se torna cada vez mais necessária e relevante para a definição de novos desdobramentos no campo da arquitetura, este estudo tem como objetivo principal analisar os projetos Silodam e Nexus Housing, respectivamente dos escritórios/arquitetos MVRDV e Rem Koolhaas, com o intuito de verificar a utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no processo de projeto, bem como inovações metodológicas no desenvolvimento de novas configurações do espaço habitacional. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou reunir na revisão bibliográfica informações que pudessem auxiliar na avaliação de diferentes abordagens projetuais de habitação coletiva e utilizou o método definido como Métrica de Inovação, desenvolvido por Henri Achten, para analisar os estudos de caso propostos. Assim, a partir do levantamento de dados e da análise dos projetos, este trabalho pretende contribuir para a análise de novas ferramentas e métodos aplicados no desenvolvimento de projetos de habitação coletiva.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/3DxPa

26/12/2010

7) Paredes verdes: Vegetação como qualidade ambiental no espaço construído

  • Autora

Denise Damas de Oliveira Morelli

Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Campinas

Tese de Mestrado em Engenharia Civil, na área de concentração de Arquitetura e Construção.

  • Resumo

A vegetação como estratégia bioclimática é bastante conhecida de profissionais, tanto do meio acadêmico quanto da construção. Há poucos estudos sobre a eficácia das paredes verdes na criação de ambientes confortáveis. Como elemento de fachada, a vegetação pode minimizar o ganho de calor, proporcionando uma melhor condição no conforto térmico das edificações. A adoção desse elemento de fachada deve estar presente desde o início do programa para a elaboração do projeto arquitetônico. No presente trabalho foi realizado um levantamento e análise do comportamento da vegetação e sua contribuição para atenuar o ganho de calor no interior da edificação, com os seguintes indicadores: conforto térmico, orientação da fachada, estética, manutenção e conservação da edificação e vegetação. A pesquisa foi realizada em dois segmentos. O primeiro, um estudo de caso na cidade de Campinas com avaliação do desempenho térmico de dois edifícios de construção idêntica, diferenciando-se apenas pela presença de trepadeira na fachada. Avaliou-se o comportamento da trepadeira Parthenocissus Tricuspidata (hera japonesa), e seus efeitos na temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do vento, temperatura superficial da parede interna e externa. A análise das temperaturas do ambiente externo e interno foi comparada com as respostas sobre a sensação de conforto térmico obtidas de entrevistas aplicadas aos moradores das edificações, permitindo determinar as condições limite do conforto térmico. No segundo momento, realizou-se um estudo experimental em três células-teste, comparando-se o desempenho térmico de uma parede sem trepadeira, uma segunda com trepadeira na fachada e a última com trepadeira sobre treliça afastada 20 cm da parede. Os resultados permitem concluir que o uso da vegetação trepadeira nas fachadas atenua o ganho de calor nas edificações no período mais quente. Esse estudo demonstrou também que, no uso do sistema de parede verde, no que se refere ao desempenho térmico, fachadas com trepadeira e com trepadeira sobre treliça são igualmente indicadas.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/3urI6

12/12/2010

6) Práticas recomendadas para a gestão mais sustentável de canteiros de obras

  • Autora

Viviane Miranda Araújo

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Dissertação de Mestrado – Engenharia de Construção Civil e Urbana

  • Resumo

A construção sustentável é uma condição essencial para o alcance do desenvolvimento sustentável da sociedade. Para isso, é necessário preocupar-se com a sustentabilidade de todas as etapas do ciclo de vida de um empreendimento, desde sua concepção, passando pelo projeto, construção, manutenção, até sua demolição, considerando sempre as três dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Portanto, destaca-se o estudo da redução dos impactos negativos da etapa de construção de empreendimentos na medida em que a indústria da construção civil, além de grande consumidora de recursos naturais, é fonte de diversos impactos negativos causados ao meio ambiente. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é propor práticas a serem adotadas por empreendedores e empresas construtoras e seus subcontratados em seus canteiros de obras, visando a um processo de produção de edifícios mais sustentável em áreas urbanas. Essas práticas envolvem diretrizes tecnológicas e gerenciais, além de um guia, que propõe uma estratégia para implantação de canteiros de obras mais sustentáveis. A pesquisa, de propósito exploratório e caráter qualitativo, foi desenvolvida por meio de estudos teóricos, envolvendo revisão bibliográfica nacional e internacional, assim como observações em campo. Como principais resultados, apresentam-se: a evolução da matriz de correlação de aspectos e impactos ambientais de canteiros de obras de edifícios; a formulação de conjunto de diretrizes tecnológicas e gerenciais que visem a um processo de produção mais sustentável em canteiros de obras; e a elaboração de um guia para implantação de um canteiro de obras mais sustentável.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/3nZeY

05/12/2010

5) Processo de Projeto Integrado para melhoria do desempenho ambiental de edificações: dois estudos de caso

  • Autor

Francisco Gitahy de Figueiredo

Universidade Estadual de Campinas

Dissertação de Mestrado – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

  • Resumo

A prática convencional de projeto é caracterizada por um processo segmentado, com grande isolamento entre as várias disciplinas. O desenvolvimento de projetos complementares costuma ocorrer apenas durante as etapas finais de projeto, quando as possibilidades de alterações significativas são muito restritas. O Processo de Projeto Integrado (PPI) se contrapõe à prática convencional ao supor o trabalho multidisciplinar de todos os agentes desde o início. Entre os primeiros passos, está a discussão e definição consensual dos objetivos, metas de desempenho, meios, papéis e responsabilidades. O objetivo deste trabalho é investigar, a partir de dois estudos de caso brasileiros, como o PPI pode contribuir para a melhoria do desempenho ambiental de edificações. Inicialmente, foi estabelecida, a partir da bibliografia estudada, uma referência teórica, compreendendo os elementos metodológicos fundamentais que caracterizam PPIs. Esta orientou as etapas seguintes da pesquisa. Os estudos de caso, empreendimentos com metas de desempenho ambiental, foram investigados por meio de entrevistas e estudo de documentos de projeto. A análise dos dados foi realizada, posicionando-se os casos em relação à referência teórica e discutindo-se as lições aprendidas, a partir das dificuldades e pontos positivos constatados. As evidências e relatos revelaram uma ocorrência parcial dos elementos metodológicos que caracterizam PPIs, que tiveram uma influência significativa sobre os resultados positivos alcançados. Concluiu-se que passos importantes foram dados, mas ainda existe espaço para avanços nos arranjos de processos de projeto e produção. Neste sentido, o PPI é uma referência importante para orientar futuros projetos com demandas rigorosas de desempenho ambiental.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/3kjEg

28/11/2010

4) Implantação de empreendimentos de base imobiliária por meio de fundos de investimento imobiliário: critérios de governança dos recursos financeiros para mitigação de riscos capaz de potencializar a captação de investimentos privados com características de poupança

  • Autor

Fernando Bontorim Amato

Escola Politécnica – Universidade de São Paulo

Tese de Doutorado – Departamento de Engenharia de Construção Civil

  • Resumo

Com o crescimento da economia e a globalização dos mercados financeiros mundiais, produtos novos, formatados de uma maneira profissional que permitam ao investidor maior liquidez potencial, segurança no conceito de lastro imobiliário e rentabilidades atraentes, são, cada vez mais, o alvo dos investidores. A presente tese estabelece critérios de governança dos recursos aplicados pelos investidores em fundos imobiliários durante o ciclo de implantação do empreendimento, no intuito que seja possível proteger esses recursos até o momento no qual o empreendimento esteja em plenas condições operacionais para produzir resultados financeiros que remunerarão os mesmos investidores. Através desses critérios de governança, os empreendedores e demais agentes atuantes no segmento econômico do real estate poderão identificar quais os instrumentos mais adequados a serem associados às ofertas públicas de quotas de fundos imobiliários no intuito de atrair eficientemente a poupança acumulada de parte da sociedade, em especial, de pequenos e médios investidores. Nessa linha, a melhor aceitação no mercado deverá repercutir numa ampliação da quantidade de investidores e do volume de recursos captados.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/3gywQ

10/11/2010

3) Tipificação de Patologias em Revestimentos Argamassados

  • Autora

Beatriz Bernardes Dias Ferreira

Escola de Engenharia da UFMG

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

  • Resumo

A argamassa é um dos produtos de maior utilização na construção, estando presente no revestimento e assentamento de alvenarias. Apesar do intenso uso dos revestimentos argamassados, é muito frequente a ocorrência de patologias nos mesmos, o que ocasiona prejuízos aos diversos setores envolvidos. Torna-se importante, portanto, o estudo das principais patologias incidentes sobre este tipo de revestimento e a disponibilização desta informação a fim de se evitar a repetição continuada dos mesmos erros. Este trabalho objetiva estudar as principais patologias incidentes nos revestimentos argamassados, enfatizando a influência que as características dos materiais, a mistura dos mesmos, os métodos de execução e a ação de fatores externos, exercem sobre os revestimentos, e a inter-relação entre estes diversos fatores com a durabilidade e o desempenho das argamassas. Para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica com o objetivo de reunir informações sobre o tema, além de realizar-se um estudo de caso com visitas a quinze prédios. Nas vistorias buscou-se identificar as principais patologias presentes nos prédios, verificando o índice de ocorrência das mesmas e as suas possíveis causas. Dentre outros aspectos concluiu-se que das patologias identificadas nos prédios vistoriados as que apresentaram o maior percentual de ocorrência foram as fissuras presentes em 87% das edificações, seguida pelos descolamentos com pulverulência com 73% e pelo mofo ou bolor identificado em 47% dos casos estudados.

  • Link do Trabalho

http://ow.ly/37RIH

03/11/2010

1) Empreendimentos de Habitação de Interesse Social: o desafio na relação área/custo

  • Autores

Eng. Georgio Mathias Guerra

Prof. Dra Andrea Parisi Kern

Prof Dr Marco Aurélio Stumpf González – pesquisador CNPq

Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, São Leopoldo, RS

Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil

  • Resumo

O indicador oficial de custo de construção (CUB – custo unitário básico), utilizado há mais de 40 anos, passa um conceito de proporcionalidade direta entre área e custo, podendo levar empreendedores, projetistas e construtores à equivocada conclusão de que para reduzir o custo de uma obra deve-se diminuir a área. Assim, observa-se um grande estoque de empreendimentos com áreas reduzidas, especialmente no segmento de interesse social. Neste sentido, o presente trabalho discute a relação entre custo, área e uso a partir de resultados obtidos de uma simulação de aumento de área de um projeto. A simulação mostra que o aumento de 36,18% na área nos apartamentos proporciona maior flexibilidade de uso dos apartamentos com o acréscimo de apenas 12,37% na estimativa dos custos diretos. Tendo em vista que a falta de espaço é um dos motivos de maior queixa dos usuários, é necessário considerar alternativas de projeto e produção que resultem em habitações de baixo custo com maior conforto espacial.

  • Link do trabalho

http://ow.ly/3471i

05/11/2010

2) Especificações Técnicas na construção de habitações a partir de materiais reciclados

  • Autora

Tathiana Arruda Rodrigues

Engenheira Civil Especialista em Gestão Ambiental

  • Resumo
Este artigo trata da construção civil a partir de cuidados com a ecologia, em especial, em construir uma casa ecológica, sem agredir o meio ambiente e ainda aproveitando resíduos e entulho, ou material reciclado. Nosso objetivo geral é investigar o uso de material reciclado na construção de casas e habitações, bem como identificar que tipos de materiais reciclados podem ser utilizados na construção de casas e habitações; conhecer técnicas de reciclagem que podem ajudar na construção de casas e habitações; contribuir para o debate entre teóricos e pesquisadores do assunto; descobrir que tipos de materiais podem servir de matéria prima na reciclagem para a construção civil de novas casas e habitações. Nossa estratégia da pesquisa foi empírica bibliográfica, possibilitando o estudo do tema proposto a partir da análise de diferentes autores e diversas fontes bibliográficas. A pesquisa bibliográfica auxiliou a reflexão sobre as diferentes perspectivas da construção de casas com material reciclado. Após isso, serão feitas a análise e interpretação dos resultados obtidos, através dos referenciais teóricos adotados. Com o cruzamento dos dados, será possível contextualizar o assunto que trata da construção de casas e habitações com material reciclado.
  • Link do trabalho

http://ow.ly/358BG

Uma resposta para Trabalhos

  1. Denise disse:

    Muito bom. O link no final do resumo facilita o acesso para o material. Parabéns!

Deixe um comentário