É possível deixar a sua casa ou imóvel um pouco mais sustentável ?

A tendência de construções verdes, o greenbuilding, ainda é um mercado relativamente novo e promissor, principalmente dentro dos países com maior nível de desenvolvimento econômico e social. Embora ainda restrito a poucas empresas, que conseguiram equacionar as questões envolvendo projetos, técnicas construtivas e retorno de investimento, podemos imaginar, entretanto, que num futuro próximo o movimento causado pela esta nova “onda” chegue ao mercado de imóveis usados.

Construídos totalmente fora dos padrões modernos, quando comparados aos atuais princípios de sustentabilidade, estes imóveis serão um novo desafio, a ser encarado pelo sempre aquecido de mercado de reformas e retrofit de edificações.

 Apenas como exemplo, e por ser no mínimo curioso, relatamos abaixo o caso vivido pelo vencedor do Oscar de melhor ator com o filme “The King’s Speech”, Colin Firth.

Ele e sua mulher, a ativista ambiental Livia, tiveram negado o pedido para instalar um grande painel solar em sua residência, no elegante bairro Parque Bedford na capital britânica, onde as propriedades costumam ser vendidas por cerca de US $ 6,4 milhões (£ 4.000.000).

O motivo alegado para rejeição do pedido, pelos “funcionários da prefeitura”, foi que a propriedade está localizada em uma área tombada da cidade.

A prefeitura insiste que o dispositivo, que economizaria uma boa quantidade de energia elétrica, seria “excessivamente grande” e prejudicaria o aspecto do bairro histórico.

No despacho, a visão dos funcionários da prefeitura, “…a autorização para instalação do painel iria corroer as qualidades arquitetônicas da própria construção e causaria um dano real às características e aparência da área de conservação…”

Então, como se observa, as dificuldades para a adequação de imóveis usados iniciam já na hora da decisão do investimento. Os estudos devem começar dentro das próprias administrações e prefeituras locais, antevendo todas as interferências existentes com a edificação e a legislação vigente.

Ainda somos um País carente de profissionais e empresas com esta especialização, porém percebo que este mercado será muito valorizado num futuro próximo !

Sobre engenheironline

Acredito no aprendizado continuo, na discussão e troca de informações como um meio eficaz para realizá-lo !
Esse post foi publicado em Arquitetura, Edifícios Verdes, Engenharia, Green Building, Sustentabilidade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário